quinta-feira, 28 de abril de 2011

DICAS DE LEITURA


Leitura desde cedo: incentive seu filho a ter amor pelos livros











"Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava em um outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro." O relato é de Lygia Bojunga. Quando criança, ela fazia do livro um brinquedo. Já adulta, transformou-se em uma das principais escritoras brasileiras de livros infantis. A história de Lygia ilustra e comprova a teoria de que o contato com os livros desde cedo é importante para incentivar o gosto pela literatura.

Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos. Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, dentre muitas outras vantagens. Por isso, é importante ler e ter contato com obras literárias desde os primeiros meses de vida. Mas como fazer com que crianças em fase de alfabetização se interessem pelos livros? É verdade que, em meio a brinquedos cada vez mais lúdicos e cheios de recursos tecnológicos, essa não é uma tarefa fácil. Mas pequenas ações podem fazer a diferença.
"O comportamento da família influencia diretamente os hábitos da criança. Se os pais leem muito, a tendência natural é que a criança também adquira o gosto pelos livros", afirma Rosane Lunardelli, doutora em Estudos da Linguagem e professora Universidade Estadual de Londrina (UEL). A família tem o papel, portanto de mostrar para a criança que a leitura é uma atividade prazerosa, e não apenas uma obrigação, algo que deve ser feito porque foi pedido na escola, por exemplo. "As crianças precisam ser encantadas pela leitura", diz Lucinea Rezende, doutora em Educação e também professora da UEL.
Para seduzir pela leitura, há diversas atividades que os pais e outros familiares podem colocar em prática com a criança e, assim, fazer do ato de ler um momento divertido. No período da alfabetização - antes dela e um pouco depois também -, especialistas sugerem que se misture a leitura com brincadeira, fazendo, por exemplo, representações da história lida, incentivando a criança a criar os próprios livros e pedindo que a criança ilustre uma história. "Para encantar as crianças pequenas, é essencial brincar com o livro", recomenda Maria Afonsina Matos, coordenadora do Centro de Estudos da Leitura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Maria Afonsina também dá uma dica: nunca reclame dos preços dos livros diante do seu filho. "O livro precisa ser valorizado", diz ela.
Leia a seguir dicas para transformar o seu filho em fase de alfabetização em um pequeno grande leitor:
1. Respeite o ritmo do seu filho
Não se preocupe se o livro escolhido pelo seu filho parecer infantil demais. Cada criança tem um ritmo diferente. O importante é que o livro esteja sempre presente. A criança costuma dar sinais quando se sente preparada para passar para um próximo nível de leitura. "É preciso estudar o outro, entender o que ele gosta e respeitar as preferências", afirma Maria Afonsina Matos, coordenadora do Centro de Estudos da Leitura da Uesb.
2. Siga o gosto do seu filho
Talvez o que o seu filho gosta de ler não seja exatamente o que você gostaria que ele lesse. Mas, para adquirir o hábito a leitura, é preciso sentir prazer. Então, se o seu filho prefere ler livros de super-heróis aos clássicos contos de fada, por exemplo, não se preocupe (e nem pense em proibi-lo!). "É importante entender a criança e lhe proporcionar leituras que atendam aos seus desejos", diz Rosane Lunardelli, da UEL.
3. Faça passeios que tragam a leitura para o cotidiano
"Os pais precisam dar possibilidades para que as crianças se sintam envolvidas pela leitura", recomenda Lucinea Rezende, da UEL. Por isso, no seu tempo livre, procure fazer atividades com o seu filho que você possa relacionar com um livro. Uma ida ao zoológico, por exemplo, torna-se muito mais interessante depois que a criança leu um livro sobre o reino animal. E vice-versa: uma leitura sobre animais é mais bacana depois que a criança teve a oportunidade de ver de perto os bichinhos. E, assim como essa, há muitas outras maneiras de juntar passeios de fim de semana com a leitura: livro de experiências + visita a museu de ciências, livro de história + passeio em local histórico, visita a museu de arte + livro infantil sobre arte... As possibilidades são inúmeras!
4. Incentive a leitura antes de dormir
Incentive o seu filho a ler todas as noites. E, se ele ainda não for alfabetizado, conte histórias para ele antes de dormir. Por isso, é importante que ele tenha uma fonte de iluminação direta ao lado da cama, como um abajur. Uma ideia bacana é dar um presente para a criança nos fins de semana: permita que ela fique acordada até um pouco mais tarde para ler na antes de dormir. A professora Maria Afonsina Matos, da Uesb, relata que costumava contar histórias para os seus filhos todas as noites. "Hoje eles são adultos que leem muito", conta.
5. Improvise representações dos livros
"Concluída a leitura de um livro, os pais podem organizar peças de teatro baseadas na obra", sugere Lucinea Rezende, da UEL. Uma boa ideia é convidar outras crianças para participar da atividade. Os adultos podem ajudá-las a elaborar uma espécie de roteiro e pensar nas vestimentas e nos cenários a serem criados. Depois dos ensaios, a peça pode ser apresentada para um grupo de pais ou para toda a família. Também é interessante gravar com o celular ou uma filmadora a encenação da peça, para que depois a criança possa ver o próprio desempenho.
6. "Publique" o livro do seu filho
Proponha para o seu filho que ele faça o próprio livro. "As crianças gostam de criar histórias, viver personagens, imaginar paisagens", diz Maria Afonsina Matos, da Uesb. Primeiro, peça que ele tire fotos (e imprima-as) ou recorte figuras de revistas antigas. Depois, a partir das imagens, peça que ele escreva uma história. Ajude-o a criar uma capa para o livro e, por fim, coloque-o na estante, junto com outros livros. Que criança não adoraria ter um livro de sua autoria na biblioteca de casa?
7. Organize um clube do livro
Convide amigos e colegas de escola do seu filho para uma espécie de festa da leitura. No início, cada criança lê o trecho de um livro que pode até ser escolhido por eles (mas com orientação dos adultos). Depois de lida a obra, organize um debate sobre a história. Tudo isso pode ser feito durante uma tarde de sábado ou domingo, com direito a guloseimas que as crianças adoram, como cachorro-quente e chocolate quente (no fim de semana, pode!). "Na infância, a leitura tem de estar ligada a uma atividade divertida", afirma Rosane Lunardelli, da UEL.
8. Ajude-o a ler melhor
Muitas crianças ficam frustradas por ler muito devagar em voz alta. Se é o caso do seu filho, você pode ajudá-lo fazendo exercícios, como cronometrar o tempo que ele leva para ler um texto ou o trecho de um livro em voz alta. A atividade pode ser repetida várias vezes em dias diferentes e, assim, a criança vai poder comprovar o próprio desenvolvimento. Para aprimorar a atividade, peça que ele faça vozes diferentes para cara personagem da história. "A sonoridade fascina as crianças", explica Lucinea Rezende, da UEL.
9. Não pare de ler para ele
Após a alfabetização, é importante incentivar que a criança leia sozinha, mas isso não significa que você deva parar de ler para ela. Quando um adulto lê em voz alta um livro um pouco mais difícil, a criança é capaz de compreendê-lo, o que provavelmente não aconteceria se ela estivesse lendo sozinha. Abuse das vozes diferentes, dos sons, das entonações. Assim, a história fica muito mais emocionante. Parlendas e músicas, por exemplo, são ideais para serem lidas em voz alta. "Histórias lidas em voz alta e com emoção deixam as crianças mais leves, mais soltas", afirma Maria Afonsina Matos, da Uesb.
10. Frequente livrarias e bibliotecas
"Para adquirir o gosto pela leitura, a criança precisa se familiarizar com o ambiente de leitura", diz Rosane Lunardelli, da UEL. E, enquanto o acervo literário de casa é limitado, nas livrarias e nas bibliotecas a criança pode ter contato com uma infinidade de obras diferentes. Transforme as idas a livrarias, bibliotecas e feiras do livro em um programa de fim de semana. Hoje, nas grandes cidades, muitas livrarias e bibliotecas públicas oferecem atividades específicas para as crianças. E esse programa ainda é de graça. Algumas livrarias, inclusive, têm espaços para leitura (sem que os livros precisem ser comprados!).
Para ler, clique nos itens abaixo:


segunda-feira, 25 de abril de 2011

quarta-feira, 20 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA!

Colégio Paula Barros vai à PUC-Rio






No dia 15/4/2011, os alunos do Colégio Paula Barros visitaram a Pontifícia Universidade Católica, prestigiando o evento PUC por um dia.

Durante a atividade, nossos alunos puderam conhecer os cursos oferecidos pela universidade, as suas instalações, seus vários projetos e serviços, além de vivenciarem o ambiente universitário e serem apresentados a algumas produções científicas como, por exemplo, os protótipos criados pelos alunos de engenharia.

Algumas palestras relacionadas à escolha profissional e a diversas carreiras tiveram destaque para os nossos futuros universitários, tais como: “O papel do administrador na atualidade”, “A arquitetura e o Urbanismo”, “Cinema, Jornalismo e Publicidade”, “Profissões Jurídicas”, entre outras.

Que a visita a essa conceituada Instituição de Ensino Superior seja inspiradora aos nossos alunos, que tanto almejam um futuro brilhante!

André Caldas (Professor de Português e Literatura)

ÍNDIOS


Encerramento do estudo sobre os Índios.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Dona Benta, Narizinho, Pedrinho e Emília são apenas alguns dos personagens que marcaram e ainda marcam a vida de crianças, jovens e adultos brasileiros. As incríveis aventuras do "O Sítio do Pica-pau Amarelo" e outros livros do escritor Monteiro Lobato foram precursores da literatura infantil no Brasil.
Para homenagear a figura do escritor, foi instituído, em 2002, o 18 de abril como o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Monteiro Lobato. Assim, todos os anos, diversas escolas, bibliotecas e brinquedotecas relembram a importância do escritor e agradecem pela contribuição que ainda tem na formação das crianças.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

CONFECCIONANDO CHOCALHOS

A turma da Educação Infantil continua sua aprendizagem sobre os índios.
Agora, confeccionando um chocalho!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a família da Penélope (que agora está morando na Alemanha) que nos trouxe este cartão com muito carinho!
Desejamos que vocês também estejam muito felizes!



 

GOSTAR DE LER

Crianças devem gostar de ler!
E podem começar assistindo um vídeo de um livro sem texto, cuja narrativa se desenrola através das ilustrações.
Literatura não verbal.




Suzy Lee é coreana e seus livros têm sucesso mundial porque são verdadeiramente deslumbrantes.
Retirado de: http://livrariapanapana.blogspot.com/

quarta-feira, 13 de abril de 2011

PUC por um dia!

O Ensino médio participará!
 
 PUC POR UM DIA
 
 A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro o convida a participar do "PUC por um Dia", a ser realizado no dia 15 de abril de 2011, das 8h às 17h.
Neste dia, todas as unidades da Universidade (departamentos, bibliotecas, laboratórios e demais órgãos acadêmicos) receberão estudantes do Ensino Médio, seus pais e professores. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer as unidades de ensino e pesquisa da PUC-Rio, seus centros interdisciplinares e outros setores acadêmicos e de serviços, inseridos em um campus que, além de integrador e aconchegante, constitui área de reserva ambiental da Mata Atlântica.
A iniciativa tem duas motivações: facilitar a escolha das carreiras universitárias, por intermédio de um contato direto com pesquisadores de diferentes campos do conhecimento, e apresentar aos estudantes o interior de uma Universidade que conjuga ensino, pesquisa e empreendedorismo.


Um dos aspectos mais importantes do evento diz respeito à realização de palestras e workshops em diversas áreas de atuação da PUC-Rio, com foco tanto no ponto de vista acadêmico quanto nas diferentes inserções profissionais que se abrem aos alunos formados nos cursos de graduação e de pós-graduação


Acesse o site para maiores informações  http://www.puc-rio.br/diapuc/

terça-feira, 12 de abril de 2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

APRESENTAÇÃO

No final do Ano  de 2010 o Grupo de Teatro Maria Paula apresentou a peça
"Alice passeia pelo mundo das Maravilhas"



sexta-feira, 8 de abril de 2011

VISITA AO MUSEU DO ÍNDIO

Para enriquecimento da Unidade sobre os Índios, fizemos uma visita ao Museu do  Índio onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer sua cultura.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

OBA! PASSEIO!


Amanhã dia 7 de abril, a Educação Infantil irá visitar o Museu do Índio.

CONTEÚDO 9º ANO

1º Bimestre
Português - Interpretação de textos/ Elementos da narração/ Orações coordenadas/ Orações subordinadas
                  substantivas e adjetivas/ Pronome relativo/ Conjunção integrante/ Figuras de linguagem.
Inglês - Present Perfect/ since and for/ already, just, yet/ affirmative, negative, interrogative and answer/ offen
            and replies/ american english and bristish english/ adverbs of manner
História - Início até a página 45 + caderno + pesquisas
Geometria - Segmentos proporcionais/ Teorema de Tales/ Semelhança de polígonos/ Teorema fundamental
                   da semelhança
Álgebra - Potenciação em expressão/ Propriedades da potenciação em expressões/ Expressão na base 10/
               Radicais (simplificação, operações, potenciação, radicais, racionalização e expressões)/
               potenciação com expoente fracionário
Ciências - Livro didático: capítulos I e II até a página 59
Geografia - Primeira, segunda e terceira Revolução Industrial (pg 14 até 20)/ Globalização (pg 21, 22, 23,
                  24, 29)/ Capitalismo e a sociedade de consumo (pg 39 a 43 e 47)/ Meio ambiente e a
                  problemática ecológica (pg 49 a 55)/ Desenvolvimento e subdesenvolvimento (pg 56 a 60)

CONTEÚDO 8º ANO

1º Bimestre
Português - Interpretação de textos/ Elementos da narração/ Classes gramaticais (todas)/ Tipos de sujeito/
                  Tipos de predicado/ Predicação verbal/ Adjunto adnominal e predicativo.
História - Livro: Introdução. Unidade I (capítulos 1, 2, 3 só o início da Revolução Francesa)
               Da página 8 até o final da 42.
               Caderno: anotações, exercícios, esquemas e resumos.
               Filme: Tempos Modernos (Charles Chaplin)
Geometria - ângulos (bissetriz, complemento e suplemento)/ segmentos (consecutivos, colineares,
                   adjacentes, ponto médio)/ ângulos o.p.v./ retas paralelas (ângulos e propriedades)
Álgebra - Conjunto dos números reais e seus subconjuntos/ fração decimal, fração geratriz de dízima
                periódica simples e composta/ raízes exatas e aproximadas/ expressões com potenciação/
                valor numérico/ monômios.
Ciências - Livro didático da página 14 até 39. Matéria dada no caderno.
Geografia - Formação e transformação da Terra (pg 11)/ A Biosfera (pg 13)/ Vegetação (pg 17,
                   18, 19, 20)/Trabalho(pg 23, 24, 26, 27, 28, 29, 30)/ Espaço, poder e território nacional
                   (pg 34, 35, 36, 37)/ O sistema capitalista (pg 46, 47, 48)/ O sistema socialista (pg 50)
Inglês - Simple Past (affirmative, negative, interrogative and answer)/ regular verb/ past continuous
            (affirmative, negative, interrogatve and answer)/ prepositions of place/ request (page 13)/
            suggestion (page 18)/ transportation.

terça-feira, 5 de abril de 2011

CONTEÚDO 7º ANO

Bimestre
Inglês - Present Continuous/ clothes/ verb to can/ present continuous X simple present/ adverbs of frequency
Geografia - Páginas 11 a 53 + caderno
Álgebra - Livro capítulos 1 e 2
               Números inteiros/ representação na reta numérica/ números opostos e simétricos/ módulo ou valor
               absoluto/ comparação de números inteiros/ adição, subtração, multiplicação e divisão/ potenciação
               e raiz quadrada/ expressões numéricas.
               Números racionais/ representação na reta numérica/ oposto ou simétrico/ módulo ou valor
               absoluto/ comparação/ adição e subtração.
Geometria - Livro de desenho geométrico
                   A reta e suas partes fundamentais/ retas concorrentes e paralelas/ ponto médio e mediatriz/
                   ângulos: construção fundamental/ definição/ ângulos congruentes/ ângulos retos, agudos e
                   obtusos/ bissetriz/ ângulos (unidades de medidas angulares, graus - múltiplos e submúltiplos)
História - Livro: Introdução Unidade I (capítulos 1, 2 e 3)
               Da página 10 até o final da 51.
               Aula na sala de Informática sobre a Idade Média.
               Caderno: anotações, exercícios, esquemas e resumos.
Português - Sujeito, predicado, pronome, substantivo, adjetivo/ Colocação do sujeito na frase - verbo
                   haver indicando tempo passado/ a: artigo, pronome, preposição/ classe gramatical: artigo,
                   substantivo comum, adjetivo, locução adjetiva, advérbios, pronomes/ Análise sintática, adjunto
                   adnominal, núcleo do sujeito, adjunto adverbial, sujeito simples.
Ciências - Capítulos 1,2,3 e 4 + caderno

CONTEÚDO DO 6º ANO

1º Bimestre
Ciências - apostila - capítulos 1, 2 e 3 + livro . Livro adotado capítulos 1, 2 + caderno.
Geografia - Páginas 11 a 56 + caderno
Inglês - Verb to be/Questions about you/ Numbers (1-20)/days of the week/months of the year/ colors/
             countries and nationalities/ school subjects and class schedules/ this X that/these X those/ possessive
             adjective.
Aritmética - Livro capítulos 1 e 2
                   Números naturais e sistema de numeração/ sistemas de numeração (egípcio e romano)/
                   números naturais (igualdade, desigualdade, reta numérica)/base de um sistema de numeração
                   decimal/ leitura e escrita de um número natural/ quantidade de números naturais e algarismos.
                   Operações com números naturais/ adição, subtração, multiplicação e divisão/ propriedades
                   da adição e multiplicação/divisão exata e não-exata/potenciação e propriedades/radiciação/
                   expressões numéricas.
Geometria - Livro de desenho geométrico
                   Instrumentos de medida/introdução à geometria (ponto, reta e plano)/ estudo da reta e suas
                   partes/polígonos (linhas poligonais - regiões convexas e não convexas).
História - Introdução: Unidade I - pag 8 até o final da pag 49.
               Caderno: anotações, exercícios, esquemas e resumos.
               Desenho: Os Flinstones (Coleção Hanna Barbera).
Português - Classe gramatical: substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, advérbios, conjunções,
                  preposição/ a: artigo, preposição, pronome/ mau X mal/ sob X sobre / há X a/ letras e fonemas/
                  narrador, personagem e observador/ verbo "haver" indicando tempo passado e a preposição
                  "a" indicando tempo futuro/ verbos irregulares no indicativo "ter e saber"/ transformações de
                  locuções verbais num único verbo.