sexta-feira, 28 de junho de 2013

PROTESTOS NO 5º ANO

Diante dos protestos do povo brasileiro, os alunos do 5º ano fizeram cartazes para montar um mural com as suas reivindicações.



DIA 3 DE JULHO






No dia 3 de julho, aqui em nossa escola será um dia diferente.
Você que é Aluno, Professor ou Funcionário, venha caracterizado do seu personagem preferido.
Vamos fazer deste dia um dia muito Especial!



terça-feira, 25 de junho de 2013

ENSINO MÉDIO - POP

ATENÇÃO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO!!!

Dia 27, quinta-feira, aguardaremos vocês no SENAC, unidade Botafogo, Rua Bambina 107.
Participaremos do POP - Programa de Orientação Profissional.

Participem! Sua presença é muito importante!
24/06/2013
Matéria
Imagem

Mães e pais unidos pela inclusão


Compartilhar experiências com outras famílias que vivem situações semelhantes e trocar experiências de vida é o que motiva muitos pais de crianças especiais na busca por espaços onde possam, além de compartilhar, conhecer com mais detalhes o diagnóstico do filho, refletir sobre inclusão social, entre tantas outras questões. A boa notícia é que, além dos grupos formais de apoio Brasil afora, há uma turma de pais e mães que abrem suas vidas e corações, partilhando em blogs e redes sociais, suas histórias para ajudar a outras famílias.

Um deles é o blog lagartavirapupa.com.br, da mãe do Theo, Andréa Bonoli. O espaço foi criado para ajudar outras mães de filhos autistas pela troca de experiências e ainda orientar os pais na inclusão social dos filhos. "Eu achava que era a única mãe de autista no mundo e foi um alívio conhecer outras mães pela internet. Só quem está na mesma situação entende o que você está passando. Além disso, queria mostrar às pessoas que é importante deixar de lado o medo de o filho não saber se comportar em determinado lugar e levar ele pra rua, para que possa aprender com as diferenças e a se virar no mundo. Afinal de contas, é uma criança como qualquer outra e precisa ter contato social", enfatiza.

A psicóloga Andrea Rosa concorda. Na opinião da especialista, o primeiro exemplo de inclusão social vem de casa, com a aceitação do filho como ele é, e não como os pais idealizaram. "É muito comum colocarmos como se todos fôssemos 'iguais', mas em minha opinião e experiência profissional, é justamente o contrário. Somos todos diferentes e a verdadeira inclusão é aceitar o outro, com suas habilidades, competências e limitações, inserindo-o no contexto social", explica a especialista, complementando que conhecer o diagnóstico da criança também é essencial para se estabelecer uma boa parceria com os profissionais envolvidos no tratamento e sucesso de qualquer diagnóstico, além da já citada troca de experiências com outros pais.

Outro blog onde mães e pais podem buscar orientações e partilha é o nossavidacomalice.wordpress.com, de autoria da mãe e designer Carol Rivello, que criou o espaço para contar um pouco do seu dia-a-dia com a pequena Alice, que tem síndrome de Down. A intenção de Carol com o blog também é desmistificar a síndrome, mostrando que a vida de uma criança com Down é parecida com a de qualquer outra.

A blogueira do janelinhaparaomundo.blogspot.com.br, Daniela Laidens, também relata a experiência que teve com a filha caçula, que recebeu o diagnóstico de autismo aos três anos. Hoje, aos cinco anos, a filha não se enquadra mais no espectro autista, mas Daniela continua com o blog para ajudar os pais a entenderem melhor o autismo.

Mas, além dos blogs de mães, algumas instituições congregam informações e esforços às crianças especiais, como é o caso da ONG Movimento Down (movimentodown.org.br), que desenvolve ações para a inclusão destas pessoas em todos os espaços da sociedade, com a colaboração de especialistas, familiares e portadores da síndrome. Outra entidade social que participa de ações de inclusão social e auxílio aos pais é a Associação Nova Projeto (escolaprojeto.com.br), que trabalha para a formação educacional da pessoa com deficiência intelectual, proporcionando educação básica e capacitação para o trabalho por meio de programas pedagógicos.

Portanto, mães e pais, já deu para perceber que vocês não estão sozinhos! Confira mais blogs e sites de grupos para se informar e entrar em contato:

tdah.org.br
mundoazul.org.br
abenepi.com.br
umavozparaoautismo.blogspot.com

via revista KidsinRio

segunda-feira, 24 de junho de 2013

HISTÓRIA CONTADA

A partir de um anúncio visto na TV pela professora, que comentou com seus alunos do 3º ano, houve um interesse em escrever um texto no qual trocaram a posição do protagonista com o antagonista.
Redigiram  e fizeram as ilustrações. Contaram as histórias para a Educação Infantil e no final doaram os livrinhos para eles.








TEATRO DE FANTOCHES

Teatro de fantoches com texto criado pelas meninas do 5º ano: "A importância da harmonia e do respeito na convivência entre as pessoas."
No final da apresentação elas surpreenderam a professora, distribuindo balas para a plateia.


APRESENTAÇÃO DO TRABALHÃO

Nos dias 12 e 13 de junho os alunos do Ensino Médio apresentaram no SENAC Botafogo o  "Trabalhão". O projeto desse bimestre teve como tema "atualidades". Os assuntos abordados foram: Casamento homoafetivo, Redução da maioridade penal, Brasil e OMC, UPP, Mensalão e STF, Liberdade de Imprensa no Brasil e Comissão Nacional da Verdade.
      Divididos em grupos e orientados pelos professores, os alunos elaboraram uma monografia de acordo com as regras da ABNT. Em seguida, realizaram uma apresentação oral e foram utilizados "slides" como ferramenta.
      O "Trabalhão" há alguns anos é adotado pelo Colégio Paula Barros como uma forma alternativa de avaliação. É nítida a evolução e amadurecimento dos alunos na qualidade da apresentação de suas pesquisas; mais do que isso esse projeto reflete o comprometimento da escola em preparar os seus alunos para a próxima etapa acadêmica:
a universidade.














segunda-feira, 17 de junho de 2013

TARDE DIVERTIDA

Partilhamos mais uma tarde divertida no Parque do Martelo.






ESTAMOS NOS PREPARANDO

Estamos nos preparando para a Festa Junina.



quinta-feira, 13 de junho de 2013

FANTOCHES

O grupo do 5º ano montou uma encenação com fantoches trabalhando o conceito do respeito e da harmonia que enriquece a relação entre as pessoas.
A apresentação acontecerá na próxima aula.



NA AULA DE BIBLIOTECA

A partir do comentário sobre um anúncio de TV que falava sobre personagens infantis, o grupo do 3º ano resolveu reescrever o texto trocando os papéis do protagonista com o antagonista.
A história será contada pelos próprios alunos na próxima aula, para as turmas de Educação Infantil e 1º ano.
Vamos aguardar a apresentação!

terça-feira, 11 de junho de 2013

LAGOA

Os alunos do 6º ano fizeram uma visita à Lagoa Rodrigo de Freitas para colher o material reciclável deixado fora das lixeiras e posteriormente realizar um trabalho em sala de aula com este material.
Desta forma, estaremos contribuindo com o meio ambiente e conscientizando os alunos de como proceder corretamente em relação ao lixo de acordo com os 3"R"s da sustentabilidade.




TRABALHOS ENSINO MÉDIO

Dia 12 e 13 de junho, quarta e quinta-feira, apresentação dos trabalhos de Ensino Médio.
Os alunos deverão ir direto para o Senac, Rua Bambina 107.


A frequência é obrigatória.

PARTICIPE!!!!!

Dia 02 de julho, terça-feira, será um    dia diferente !!!
Entre em nosso site, www.paulabarros.com.br, e vote dando a sua opinião.
Todo o Colégio participará!
Vamos fazer deste dia um momento de muita alegria!!!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

G.A.R.R.A.

Renata Prieto, uma das fundadoras do G.A.R.R.A., instituição que resgata, reabilita e realiza doações de animais abandonados, palestrou para os alunos sobre conscientização, cuidados e informações para com os animais.
www.garraanimal.com.br



quarta-feira, 5 de junho de 2013

PIQUENIQUE - 4º ANO

Terça-feira, dia 04/06, o 4º Ano também teve seu momento de piquenique no Parque do Martelo.





EXPERIMENTE - ESPM

ATENÇÃO ALUNOS DE 3º ANO - ENSINO MÉDIO


Segue abaixo carta convite.


Prezados(as) Orientadores(as),

Gostaria de convidar vocês, e especialmente os seus alunos, para o evento Experimente ESPM, que acontecerá na próxima semana de 10 a 13 de junho de 2013, de 13h30 às 17h.

É um evento gratuito, com sessões de “Tira-Dúvidas” (encontros com os professores para que os alunos esclareçam suas dúvidas sobre profissão, carreira, mercado de trabalho) e as Oficinas, que falam sobre os cursos de graduação da ESPM de forma prática.

O diferencial para este ano será a “Oficina de Orientação de Carreiras”: uma espécie de teste vocacional moderno, com dinâmicas e acompanhado por profissionais. A atividade começa em grupo e depois parte para um atendimento individual, terminando com um relatório personalizado com o perfil do aluno e sugestões de “caminhos profissionais” a serem seguidos nas principais áreas de trabalho: saúde, infraestrutura (exatas) e sociedade (humanas). Esta atividade acontecerá todos os dias, em duas sessões por dia, para que todos os alunos tenham a oportunidade de realiza-la.



Inscrições no site espm.br/experimente. 



segunda-feira, 3 de junho de 2013

TRABALHOS ENSINO MÉDIO

Apresentação dos trabalhos de 2º Bimestre do Ensino Médio:
Dia 12 de junho
Grupo 4 - Casamento Homoafetivo
Grupo 6 - Liberdade de imprensa no Brasil
Grupo 7 - Redução da Idade Penal e a revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente
Dia 13 de junho
Grupo 1 - Brasil e OMC (Organização Mundial de Comércio)
Grupo 2 - Mensalão  e STF (disputas políticas/versões)
Grupo 3 - UPP: sucesso ou início de um processo
Grupo 5 - Comissão Nacional da Verdade (CNV)

Horário das apresentações: 8h30min /12h30min
Local: SENAC - unidade de Botafogo: Rua Bambina, 107

A presença do aluno é obrigatória nos dois dias de apresentações.

APRESENTAÇÃO DO 2º ANO

A turma do 2º ano apresentou para a turma do 1º ano uma exposição com cartazes sobre os temas trabalhados em Estudos Sociais e Ciências.
Na ocasião, tivemos a oportunidade de observarmos o domínio do conteúdo, a evolução da expressão oral, a riqueza de vocabulário, bem como a organização do pensamento dos alunos.
Foi feito também, uma pequena exposição de trabalhos com material reciclado.
Parabéns 2º ano pelo empenho, responsabilidade e dedicação!